Desde as nove

Meia-noite e meia. Passou rápido a hora
desde as nove quando acendi o candeeiro
e me assentei aqui. Permanecia sem ler
e sem falar. Com quem falar,
completamente só nesta casa?


A imagem do meu corpo jovem,
desde as nove quando acendi o candeeiro,
veio encontrar-me e fez-me lembrar
quartos fechados aromatizados,
a volúpia passada – que ousada volúpia!
E trouxe-me diante dos olhos, também,
ruas que agora se tornaram desconhecidas,
locais de divertimento cheios de movimentos que acabaram.
E teatros e cafés que existiram outrora.

A imagem do meu corpo jovem
veio trazer-me também as lembranças tristes:
lutos de família, separações,
afeições dos meus, afeições
dos mortos, tão pouco apreciadas.

Meia-noite e meia. Como passou a hora.
Meia-noite e meia. Como passaram os anos.

Popular posts from this blog